Oração de uma recém-aposentada




Luci Afonso





Senhor, dai-me forças para não passar o dia de pijama. Insuflai-me ânimo para tomar banho, mesmo que não seja imprescindível. Ajudai-me a cuidar das unhas. Incentivai-me a pintar o cabelo. Lembrai-me de escovar os dentes.


Adverti-me de olhar no espelho antes de sair. Esclarecei-me por que não devo usar as roupas de casa na rua. Incentivai-me a passá-las a ferro. Repreendei-me quando eu não trocá-las diariamente.


Protegei-me das horas sem fim no Facebook. Negai-me a opção “curtir”. Abrigai-me do recurso às compras on-line. Fazei com que eu vá a pé ao supermercado. 

Meu Deus, dai-me paciência quando perguntarem pela centésima vez “O que você vai fazer?”, ao saberem que me aposentei. Não me deixai sucumbir à tentação de dormir tanto quanto os gatos e em todos os lugares. Martelai na minha cabeça a importância da atividade física. Empurrai meus pés ao primeiro passo.

Impedi-me de brigar com a empregada. Escondei da minha vista os cantos cheios de poeira. Afastai dos meus ouvidos os resmungos constantes.

Instruí amigos e parentes quanto à diferença entre aposentado e desocupado. Auxiliai-me a relaxar sem culpa após trinta e cinco anos de trabalho pesado. Desapegai-me do horário comercial e dos dias úteis. Libertai-me do relógio.

Não permiti que eu engorde como a vizinha do 409. Impedi-me de saborear banana frita com queijo e açúcar mais de uma vez por semana. Preveni-me sobre o hábito de comer dois pães quentes com manteiga toda manhã.

Abençoai os que estão longe de se aposentar. Os que têm medo de fazê-lo. Os que se arriscaram, mas agora buscam desesperados a reversão da aposentadoria.

Pai Eterno, obrigada pela folga. Livrai-me da preguiça e perdoai meus pecados, assim na ativa como na inatividade.

Amém.



Comentários

  1. Ótimo,Luci!Estava com saudades.
    Deus te ouça e atenda todos esses seus pedidos e o que mais você não formulou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler a sua prece e o fiz 'de corpo e alma' , pois estou próxima a dar esse passo na minha vida. Bj.

    ResponderExcluir

Postar um comentário